Pronunciamento do professor e advogado Jorge Lasmar, abrindo a sessão solene de posse de Roque Camêllo na Cadeira n° 66 do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.
Meu caro Roque Camêllo, prezada e ilustre senhora Merania, respeitáveis membros da Mesa, esplêndida Assembleia que, nesta manhã de sol, engalana a nossa Casa, o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.
Meu caro Roque, particularmente sinto-me feliz pela sua posse como associado efetivo do Instituto para ocupar a Cadeira nº 66, cuja Patrona é a Princesa Isabel.
Aguardávamos, há muito tempo, pela sua posse. Circunstâncias, às vezes irremovíveis, impediam a sua presença. Verdade é que o ilustre Roque Camêllo nunca se distanciou do Instituto, que abre suas portas nesta solenidade, à qual confere soberba importância para recebê-lo com as homenagens que merece.
Considero os membros da Casa de João Pinheiro, sem qualquer exceção, a não ser do atual Presidente, num mesmo plano moral e intelectual, cada um com suas características pessoais, formando uma elite cultural sem par, que, há mais de um século, engrandece o Estado de Minas Gerais.
Vossa Excelência, Senhor Roque Camêllo, é um dos expoentes da nossa Cultura, amigo e protetor das nossas tradições, as tradições das Minas Gerais, que sempre teve em alta conta, seja como professor competente, como Presidente da Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras, quer como autor do projeto que instituiu o Dia do Estado de Minas celebrado em 16 de julho. Trata-se, ainda, de um cidadão com incursões em diversas áreas do conhecimento e do fazer, incursões sempre cheias da maior dignidade moral, íntegro de caráter, impecável na vida política.
Roque, você não chegou atrasado. Tudo nesse mundo tem a sua hora. Esta é a sua.
O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais é uma instituição singular. Dela faz parte a intelectualidade mineira representada nesta ilustre Assembleia que veio aplaudi-lo.
Os que aqui se encontram, têm o privilégio de participar de uma das nossas memoráveis reuniões e é, por tudo isto, meu caro Roque, que me orgulho de presidi-la.
Professor Jorge Lasmar
Presidente do IHGMG – Cadeira 100 – Patrono: Hildebrando Pontes